Seminário 3 – Convergência mediática: Transformações nos Públicos

RESUMO: 

Os media tradicionais atravessam um período de erosão da sua sustentabilidade económica. Essa tendência é, particularmente, observável na imprensa escrita, atendendo à diminuição acentuada dos proveitos vindos da publicidade e dos classificados. A esse fenómeno, de ordem económico-financeira, somam-se reivindicações de falta de confiança do público na imprensa e transformações profundas nos hábitos de consumo de media.

O telemóvel generalizou consideravelmente a portabilidade das ligações sociais. Depois dele, chegaram os «tablets». As comunidades são agora facilmente tornadas móveis e podem ser construídas, mantidas e acedidas de praticamente qualquer sítio a qualquer hora. Estamos, pois, diante não apenas de comunidades interactivas (Web 2.0), mas de comunidades portáteis. Pelo prisma tecnológico do Jornalismo, entramos num ambiente móvel de produção.

REFERÊNCIAS:

  • “Effects of Social Media and Multitasking in Reading Newspapers”, 2013

LEITURA RECOMENDADA:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s