Seminário 9 – Formatos emergentes: Jornalismo de Dados

Resumo

Na era digital, em que a realidade é traduzida por via de código binário (zeros e uns), o que podemos considerar “dados”? O que é o “Jornalismo de Dados”? O que o torna específico? Quais as possibilidades e limites ao acesso e à utilização de dados no jornalismo? Como transforma o quadro de competências do futuro (e actual) jornalista?

Referências

  • Fairfield, J. & Shtein, H. (2014). Big Data, Big Problems: Emerging Issues in the Ethics of Data Science and Journalism.
  • Smit, G., Buijs, L. & de Haan, Y. (2013). Using information visualization in the media: Obstacles and Challenges.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s