Espanha: Jornais online são o meio mais credível e consultado na internet

De acordo com a notícia divulgada na Agência EFE, no passado dia 19 de Fevereiro,“sete em cada dez utilizadores da Internet dedicam mais de uma hora por dia aos meios de comunicação, sendo que os jornais online são os meios mais vistos com 44,8 por cento e que obtêm uma pontuação mais elevada em termos de confiança e credibilidade (6,78)”. Estas conclusões foram anunciadas pela Associação IAB Espanha, representante do domínio da publicidade, marketing e media digital em Espanha, que realizou inquéritos a 1003 utilizadores da Internet, com 18 ou mais anos ou mais, e que se conectam à Internet pelo menos quatro vezes por semana.

O estudo concluiu também que “a Internet, pela diferença de um ponto (7,68), é o meio mais credível para os internautas, seguindo–se os jornais tradicionais (6,52) e a rádio (6,44)”.

Destaque para a pontuação de 6 pontos conferida a todos os órgão de comunicação digitais, “sendo os jornais online os mais credíveis (6,78)”. Os números apresentados revelam uma mudança de atitude do público face à actividade jornalística no online, pelo menos em Espanha.

Habitualmente, a Internet tende a ser vista como inimiga do jornalismo. Questões como o rigor, a credibilidade e a verificação de fontes, imprescindíveis no exercício jornalístico, parecem ser ameaçadas tanto pela cultura “de ser o primeiro a noticiar”, tão sedimentada actualmente nos órgãos de comunicação com presença no meio online, como pela liberdade de expressão que a Internet possibilita. Hoje, todos temos a capacidade para partilhar conteúdos informativos, fala-se de um jornalismo “feito por todos” que, em parte, retira o poder ao jornalista, ele que tão bem conhece ou deveria conhecer os princípios pelos quais se rege a actividade. Uma breve pesquisa com as palavras-chave “jornalismo” e “Internet” revelam-nos que estes são os pontos mais focados nos estudos que reflectem sobre a migração do exercício jornalístico para o ciberespaço.

Contudo, as conclusões divulgadas pela Associação IAB Espanha dão-nos uma nova visão da Internet e atribuem aos jornais, neste caso espanhóis, um novo estatuto. A credibilidade do online tão questionada e debatida parece, agora, ser uma realidade que começa a ganhar visibilidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s