O jornalismo online

A versão online de um jornal surge devido à existência de um interesse público por notícias recentes. Além das características do jornalismo em geral, o jornalismo online apresenta grande interactividade, maior contextualização e velocidade, textos com links e recursos multimédia. Assim as suas características são: rapidez, leveza, exactidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.

Permite a transmissão da informação no momento do acontecimento. Normalmente o texto tem uma navegação fluida e uma organização contextualizada com o auxílio de ícones, fotografias e animações. O conteúdo é apresentado de forma objectiva e concisa, em secções e com links, de modo a auxiliar a navegação e a compreensão da informação. O jornal oferece a possibilidade de relacionar as informações através de links, que remetem a notícias relacionadas.

É possível levar a mensagem até ao local onde se encontra o leitor através do envio por email ou da consulta na internet. Consegue-se chegar a um público de leitores diversificado, que participam e interagem como emissores de informação e comentários sobre os factos, nas secções destinadas à opinião e ao diálogo.

Hoje em dia, a maioria dos jornais já tem um site, pois já têm noção de que o online é o futuro do jornalismo. “Por meio das plataformas digitais, sabemos o que o usuário lê, temos o perfil do nosso público e conseguimos customizar o conteúdo e os anúncios. É uma mudança revolucionária”, afirmou Juan Luis Cebrián, presidente do El País, no seminário “Jornalismo: qual será o modelo sustentável para o futuro?”, realizado em Outubro de 2012.

Assistiu-se, recentemente, a uma reestruturação do diário espanhol justificada pela crise europeia, pela queda de publicidade e pela mudança do perfil do leitor. A primeira estratégia, colocada em prática em Março de 2009, foi colocar o conteúdo digital em primeiro lugar. Hoje em dia todos os redactores do jornal produzem textos para internet e suporte impresso.

 

http://moxphere.com/2012/12/despreparo-para-digitalizacao-tambem-atingiu-o-el-pais/

http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/el-pais-avanca-com-despedimento-_5217.html

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s