As notícias, agora!

Hardnews, entretenimento e desporto em pequenos clips de vídeo ou dossiers para consumir em movimento. Estas são as propostas de uma das primeiras tentativas para descobrir a fórmula da informação mobile: NowThisNews.

Atenção: pode ser altamente aditiva.

Home page now this news - web

Analisando as curvas de consumo de conteúdos ao longo do dia, por device e plataforma, chega-se à conclusão que o mobile tem ganho uma grande preponderância, nomeadamente nos horários de acesso ao emprego e de volta a casa. Os valores de tráfego originado em plataformas mobile têm crescido de uma forma drástica nos últimos tempos, quase duplicando de 2012 para 2013, nos Estados Unidos.

Por esta razão, todas as grandes empresas de media sentem que têm de marcar uma posição no mobile. Mas como podem empresas pesadas, com modelos de negócio baseados ainda em plataformas legacy, ter a agilidade para desenvolver novos modelos de distribuição baseados numa forte componente de engenharia?

Talvez por isso, as propostas mais inovadoras chegam de outro lado.

NowThisNews é uma startup que produz noticias em pequenos segmentos de vídeo para distribuição em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e Youtube). Todo o conteúdo é depois compilado num website mobile e numa aplicação ios e android. A proposta de serviço é: “As notícias no seu bolso”

. imageimage (1)image (3)

Nesta plataforma consideram-se as redes sociais (mobile) como principal montra ou homepage, sendo cada notícia o produto fundamental e colocando em segundo plano a função de agregação. Esta abordagem seria muito ousada para as marcas legacy que têm muita dificuldade em abdicar da sua identidade como agregadores e editores. Todas elas acham que a homepage é o seu maior valor…

Mas há formas de conseguir estar perto da inovação. Neste caso, a NBC, uma das networks americanas, decidiu investir na NowThisNews adquirindo 10% da companhia. Ganha a NBC porque pode usar os conteúdos da NowThis News nas suas estações de TV e programas e ganha a NowThisNews porque fica com acesso ao arquivo da NBC.

Talvez este tipo de associação entre empresas com culturas e possibilidades diferentes seja uma das formas de construir os novos media.

Num report do Nieman lab, cuja leitura é altamente recomendável, a investigadora Caroline O’Donovan relata em pormenor, com exemplos, o processo de produção e descreve como se faz a gestão dos conteúdos nas várias montras sociais. Como bónus, tem ainda uma entrevista com Ed O’Keefe o editor-chefe da plataforma.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s