Regionalização ou Interesse Capital?

Regionalização ou Interesse Capital?

Esta pequena nota editorial tem que ver com algo que interessa discutir. A génese dos jornais e a sua região de origem deve ser uma influência no tipo de notícias apresentadas? A imparcialidade noticiosa deve ser equilibrada com uma atenção especial à região onde tudo começou?

Aqui, Chris Elliott alega que o The Guardian, embora tenha originado em Manchester, se foi desprendendo da sua função “regional”. De facto, grande parte das histórias cobre notícias da área limítrofe de Londres, parecendo até que o editor e os seus subordinados se esqueceram de informar os leitores sobre as outras partes – menos populosas e menos ricas – da Inglaterra.

A diferença nota-se especialmente nas reportagens. Quando um guardianista se refere a algo como “distante” ou “só demora 25 minutos”, parte do pressuposto que todos os leitores residem em Trafalgar Square. Isto faz com que o leitor se sinta deixado de parte, como se fosse membro de um outro mundo, no qual nem tudo está tão perto ou longe porque nem todos moram na capital.

As queixas de leitores, ávidos de saberem como vai e para onde vai o jornal, possibilitaram este mea culpa da publicação, que diz ter que tentar repor alguns dos ideais regionalistas pelos quais começou a ser reconhecida no século XIX. Esta noção da história e do lugar de cada publicação faz também sentido em Portugal – um país onde muitas das notícias vêm do Terreiro do Paço, ou de São Bento, ou de um crime ocorrido na área metropolitana de Lisboa.

É necessário discutir os limites e interesses de cada publicação, e a forma como ser da região A ou B deve ter ou tem influência no foco que é apontado à realidade nacional. Fica a sugestão de leitura.

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jan/26/guardian-forgetting-roots-manchester

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s