VICE News

Young people, who are the majority of our audience, are angry, disenfranchised, and they don’t like or trust mainstream media outlets. They’re leaving TV in droves, but music and news are the two things that generation Y in every country are excited about and interested in” – Shane Smith – CEO VICE Media in The Guardian

1388170088vice_news_logo_stacked

A revista Vice foi fundada há 20 anos em Montreal, Canadá, por Shane Smith, Suroosh Alvi e Gavin McInnes, que abandonou a companhia em 2007.

O que começou por ser uma revista com conteúdos de gosto duvidoso para um público jovem, transformou-se num império multimédia que inclui uma rede de websites (com temáticas como música, criatividade, gastronomia, viagens, tecnologia e notícias), um programa de TV na HBO, uma agência de publicidade, uma produtora de cinema (da qual Spike Jonze é sócio), uma editora discográfica e parceiras com grandes marcas de informação, como a CNN.

No ano de 2013, a companhia facturou perto de 500 milhões de dólares e teve um lucro de 125 milões de dólares.

Nos últimos anos a marca VICE tem sido sinónimo de conteúdos fracturantes. Recordem-se as reportagens de Shane Smith sobre a Coreia do Norte e sobre a Libéria.

VICE Guide to North Korea

VICE Guide to Liberia

ATENÇÃO: Reportagem muito chocante

As reportagens choque da VICE, usando um estilo narrativo próprio – reportagem imersiva de grande proximidade – cativaram públicos mais jovens e causaram acesa polémica no meio jornalístico.

No final do ano passado, Shane Smith anunciou o lançamento de uma nova divisão da companhia dedicada em exclusivo às notícias, com a promessa de servir as necessidades de informação da geração Y. Essa plataforma é a VICE News e foi lançada esta semana em versão Beta.

home vice news

 

Acedendo ao site, podemos constatar que o design é muito minimalista, dando destaque quase exclusivo, à história principal. Neste caso, trata-se de uma reportagem sobre a chegada das tropas russas a uma base militar ucraniana perto de Perevalnoe, na Crimeia. O repórter está imerso na acção, saltando de um lado para o outro da barricada e deixando o espectador com uma sensação de perigo eminente.

Reportagem VICE News na Ucrânia

Voltando ao site, os restantes destaques tem pouca relevância, denunciando que a principal porta de acesso aos conteúdos da VICE News não será a homepage, mas sim as redes sociais e os canais de youtube.

Para além das peças de reportagem soltas e em série, a VICE News produz também um noticiário diário.

VICE News Capsule

A VICE News quer ser a nova CNN para uma nova geração. E quer conseguir isso sem ser uma televisão broadcast. Só aumenta o desafio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s