A “Senhora cinzenta” quer vender mais conteúdos online

New-York-Times-Logo

 

O “New York Times” está a preparar uma expansão dos seus serviços pagos, introduzindo assinaturas temáticas mais baratas do que a oferta regular.

Em entrevista ao jornal britânico “The Telegraph”, Denise Warren, Vice-Presidente de Produtos Digitais, anunciou a criação de três novos produtos, baseados em conteúdos bandeira do “New York Times”: actualidade, culinária e opinião. Cada uma destas subscrições dará acesso a uma aplicação mobile temática.

A primeira a ser lançada será a NYT Now e vai dar acesso às principais notícias do dia, editadas num feed de despachos curtos. Seguem-se as aplicações dedicadas à culinária e à opinião.

Em todos os casos, a subscrição só dará acesso ao produto correspondente e será mais barata do que a subscrição regular do NYT (ver imagem).

preços assinatura

 

Com um preço que varia entre os $15 e os $35 por mês, o New York Times foi um dos primeiros jornais a introduzir um sistema de pagamento por subscrição, baseado no conceito “metered paywall”. Três anos depois a aposta parece ter sido ganha, tendo atraído mais de 760.000 subscritores e facturado quase 142 milhões de dólares, em 2013.

Estes novos produtos têm também uma característica muito interessante e polémica: pela primeira vez o “New York Times” admite desencapsular conteúdos do jornal e vendê-los em separado. Denise Warren diz que esta movimentação vai trazer novas fontes de rendimento sem prejuízo do sistema actual. A indústria vai estar muito atenta.

Mais leitura:

“Paywalls: analysing the metered model”, Frédéric Filloux, The Guardian website

“Embrace the unbundling: The Boston Globe is betting it’ll be stronger split up than unified”, Justin Ellis, Nieman Journalism Lab Website

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s