Quando o jornalista se torna a notícia

Os jornalistas são ensinados a contar a verdade e a seguirem um conjunto de regras morais e éticas. Proteger as fontes, não falsificar nem encenar histórias e respeitar a privacidade das pessoas são alguns dos deveres que o profissional deve seguir segundo o “Estatuto do Jornalista”.

Porém, nem sempre é fácil ser-se fiel ao “Estatuto do Jornalista” e aos nossos próprios princípios devido a pressões sentidas dentro e fora das redacções. Também podemos fazer parte de uma organização que não tem a mesma posição que nós perante vários temas. É normal isso acontecer e nem sempre será um problema, contudo, existem cenários mais complicados que podem levar um jornalista a desistir do seu posto de trabalho por incompatibilidade de valores. Foi isso que aconteceu com Liz Wahl, pivô da Russia Today.

Durante um bloco de informação, a jornalista anunciou em directo que se ia despedir por não acreditar na política da estação. Liz Wahl acusou a Russia Today de validar certas acções do presidente da Rússia Vladimir Putin.

Liz Wahl conseguiu fazer algo que alguns jornalistas não têm coragem de fazer: abandonar o seu trabalho por estarem a agir contra os seus valores.

Estatuto do Jornalista: http://www.ccpj.pt/legisdata/LgLei1de99de13deJaneiro.htm

Twitter de Liz Wahl: https://twitter.com/lizwahl

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s