“This is real” – publicidade ou jornalismo?

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This is Real

Em Janeiro de 2014,  “The Volunteers of America” publicaram um vídeo que retrata num plano-sequência uma zona de Los Angeles. À medida que a câmara percorre a rua, aparecem várias pessoas desalojadas encostadas a um colchão ou a sacos de lixo que necessitam do apoio de associações e voluntários. “Not every American, lives the American dream. This is why we do, what we do” é a declaração final da campanha de apoio ao projecto de voluntariado.

Para sensibilizar uma causa ou vender um produto, a realidade é utilizada cada vez mais na publicidade, histórias verídicas e imagens sem qualquer manipulação são a aposta de empresas e associações para aproximar o espectador.

Numa época onde as pessoas são constantemente bombardeadas pela propaganda, existe já uma certa indiferença para com a publicidade tradicional. Assim, contar ou mostrar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de atrair o público, de faze-lo reflectir sobre crenças e valores e sentir emoções.

Marcas como a Coca-cola, Vodafone, Super bock e Nike são também exemplos de empresas que apostam na publicidade com conteúdo real. Em 2012, a Nike publicou um vídeo para promover a mulher e o desporto, onde retrata a história de quatro atletas famosas e das suas dificuldades e conquistas no mundo do desporto.

Juntando alguma criatividade, é uma publicidade muito bem conseguida, uma espécie de entrevista que pretende passar para além de uma marca, uma história real que funciona como inspiração a todas as mulheres, sob o tema “play by your own rules”.

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Voices

Sempre existiu uma barreira entre jornalismo e propaganda, mas no que toca à publicidade de produtos ou de ideais solidários, essa barreira está cada vez mais ténue. Fugindo à publicidade comum, as empresas procuram a narrativa para mostrar aquilo que defendem ou produzem, reconhecendo a emoção e a história pessoal como inerentes à experiência humana, própria do espectador.

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