Julian Assange e a nova era do jornalismo

File:Julian Assange cropped (Norway, March 2010).jpg

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, arrancou este sábado, dia 8 de Março, o festival South by Southwest (SXSW) Interactive, festival esse que precede a secção de música e cinema do SXSW, com uma conferência via Skype desde a embaixada equatoriana em Londres. Assange falou sobre a sua relação com a NSA, sobre a nova era do jornalismo e sobre o activismo político.

A grande maioria das movimentações políticas em torno de Julian Assange nada têm a ver com as acusações suecas de ofensas sexuais, mas sim com o facto da Wikileaks tenha tornado grande parte dos documentos secretos públicos. Em relação a isto, Assange disse: “A NSA tem a capacidade de espiar qualquer pessoa no planeta e vai ter nos próximos anos. E isso leva a que haja uma enorme transferência de poder entre os vigiados e os que vigiam”.

Sobre os repórteres que ajudaram a revelar as informações de Snowden e do próprio, Assange disse à plateia que “os repórteres de segurança nacional eram uma nova espécie de refugiados”, referindo-se a Glenn Greenwald, que vive actualmente no Brasil.

Assim, Assange referiu-se à nova “diáspora” global do movimento para a reportagem sobre a segurança nacional como um fenómeno positivo e necessário.

Mais tarde, o australiano falou sobre a crescente consciência política criada pela internet dizendo que “a internet, há uns quatro anos atrás, era politicamente apática, mas sempre que nos movemos numa direcção, vamos de encontro aos poderes estatais, somos confrontados com o Estado”.

O jornalismo e a sua nova vertente mais ligada à internet e politizada é um assunto delicado que continua a dividir opiniões. Julian Assange defende a utilização da internet para uma consciência política e, acima disso, para a divulgação de dados públicos que os governos tentem esconder.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s