Eric Schmidt e Jared Cohen: a “Doutrina Google”

Os estrategas da Google, Eric Schmidt e Jared Cohen, publicaram esta semana um artigo de opinião no New York Times, em que manifestam a sua preocupação com o futuro da liberdade de expressão na Internet.

O tema não é novo. Foi já explorado com bastante detalhe pelos mesmos autores no livro A Nova Era Digital, publicado no ano passado em Portugal pela Dom Quixote. No essencial, Schmidt e Cohen reclamam uma Internet completamente livre e liberta das amarras das autocracias, e incitam governos e cidadãos a colaborar para acabar com a censura repressiva na Web dentro de uma década.

A ideia subjacente a este repto lançado pelos homens fortes da Google pode resumir-se naquilo que Evgeny Morozov chamou de “Doutrina Google”: a convicção fervorosa, que tão poderosamente se manifestou durante os protestos iranianos de 2011 e 2012, de que, distribuindo gadgets, conectividade e financiamento suficientes, as ditaduras estão condenadas.[1]

Trata-se de um exemplo paradigmático da fé cega nos poderes da tecnologia e de uma certa sobranceria ideológica do Ocidente, que parece ainda não ter entendido que a democracia e a liberdade de expressão têm de ser desejadas. A ideia de que a Internet, com um toque de mágica, se sobreporá a anos de história, à cultura e à religião de países que não partilham dos ideais do Ocidente, é simplesmente irrealista e tem-se revelado um fracasso. Basta olharmos para o resultado da Primavera Árabe. Onde estão as democracias “prometidas”?


[1] Evgeny Morozov, The Net Delusion – The Dark Side of Internet Freedom, p. 6.
Fotografia: Eric Schmidt e Jared Cohen. Fonte: Hewitt Photoblog.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s