Técnica Robótica

Técnica Robótica

Artigo: http://www.theguardian.com/media/shortcuts/2014/mar/16/could-robots-be-journalist-of-future

Depois da sofisticada globalização dos média digitais e da crescente preocupação com a saúde da profissão de jornalista, existe mais uma variável a ter em conta: robots.

Antes de começarem a rir ou a tentar fazer piadas que culpem o Steven Spielberg pela “Inteligência Artificial”, vale a pena lerem este artigo. Aqui, Leila Haddou discorre sobre robots que, utilizando algoritmos incompreensíveis para o pouco científico olho humano, conseguem teclar notícias.

Estas podem ter uma qualidade mais ou menos parecida com a de algumas notícias redigidas por jornalistas: “There is a logic at work here, though. The mundane task of trawling through wire copy to spot a newsworthy item could be seen as a waste of resources, especially if all that’s required is straight reportage of facts and figures.”

Se antes especulávamos que os robots poderiam acabar por ser agentes sucedâneos da actividade humana, agora temos a confirmação dessa ficção; a confirmação de que também nós podemos ser ultrapassados pelo R2D2!

Notem que o artigo refere que já há jornais a utilizar robots, pelo que o fim pode estar próximo, ou então percebam que, a haver perigo, a profissão do jornalista acabará por ser sempre necessária: os robots podem organizar dados de forma perfeita, mas o toque humano da experiência oxigenada têm um efeito mais encantador…pelo menos é o que todos esperamos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s