Don’t cry for journalism

Em Dezembro de 2013 a revista New York Magazine anunciou que a partir do mês de Março passaria a ser publicada quinzenalmente, perfazendo o total de 26 edições por ano. A revista Time disse que tal facto foi motivo de consternação e referiu que Hamilton Nolan escreveu no Gawker: “Nós não estávamos a brincar quando dissemos que o papel estava morto.”

Este artigo fala ainda sobre o facto do New York Times afinal não estar a despedir funcionários, mas sim a contratar pessoas para se encarregarem do seu site.

Tudo isto ilustra algo que precisamos relembrar, quando falamos sobre o negócio de média, as suas mudanças e os seus problemas pagando por si. A forma física do jornalismo não é o próprio jornalismo.

As pessoas lamentam o declínio do papel e James Poniewozik não as julga, considerando que New York Magazine é um clássico do design de impressão, considerando-a uma parte da história cultural da cidade de Nova York. Mas acrescenta que a sua materialização em papel não é jornalismo, pois o jornalismo são as palavras, ideias e o conhecimento em si.

A venda de jornais impressos e assinaturas continua a ser a forma mais lucrativa para o jornalismo escrito. Os anunciantes pagam muito menos pelos anúncios publicados em online, e os leitores preferem não pagar de todo.

James Poniewozik conclui que os problemas de impressão estão relacionados com os problemas do jornalismo profissional. Mas é importante relembrar que os dois não são a mesma coisa. A informação é uma necessidade social e o papel é uma preferência estética. Então se eu recebo mais do mesmo, mas digitalmente, é igual.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s