Buzzfeed – Uma brincadeira muito séria

“The next big thing always starts out being dismissed as a “toy”

Clay Christensen in “The Innovator’s Dilemma”

buzzfeed top

27 Jaw Dropping Works Of Street Art So Big They Will Never Fit In A Gallery

36 Painfully Adorable Pictures Of Puppies At Bathtime

11 Secrets Cats Don’t Want You To Know

O Buzzfeed começou assim: listas e imagens de gatinhos e outros animais. Uma colecção de histórias que informam e entretêm e que são altamente partilháveis.

Nem parece uma coisa a sério, pois não? Mas o imenso tráfego gerado pelas redes sociais e os 160 milhões de visitantes únicos não são uma brincadeira…

A somar a isto, está um modelo de publicidade inovador, baseado em conteúdo nativo de marca, que equilibra as contas.

Tudo pronto para crescer e para explorar novos terrenos: o jornalismo a sério.

Jonah Peretti, o fundador e CEO, decidiu o caminho e, há dois anos, iniciou a investida: contratou Ben Smith, um jornalista conceituado do site Politico, para director editorial; formou equipa (que neste momento já tem cerca de 150 elementos) e começou a fazer jornalismo sério.

Neste momento, no Buzzfeed há peças de longo formato, que rivalizam com o que de melhor se faz online, e há reportagem, através de repórteres e enviados especiais.

O formato é clássico? Não. Mas não tem de ser. Estamos a entrar na era da super-distribuição e das homepages que se estendem pelos feeds de facebook e de twitter dos utilizadores. As notícias, tal como as fotografias de gatinhos, vão ao encontro da audiência. O Buzzfeed entende este fenómeno melhor que ninguém e, portanto, constroi tudo de forma diferente.

“We have four types of content. We have news content created by our team of journalists and reporters. They really are not focused on aggregation; they are calling people, working sources, doing original stuff. We have entertainment, often characterized by our lists. And those lists are all original creations, although they often use material from, you know, AP and Reuters and Getty and image libraries and other sources. Then we have branded content, which is how we make our living, where our revenue comes from. Fifty of the top 100 brands used BuzzFeed’s platform to launch branded content. And we also have community content, which is where you can go to BuzzFeed, go to the community section, and create your own content and launch it. Four different types of content, all on top of the same technology platform that we developed.”

Jonah Peretti entrevista a Andy Serwer. Artigo “Inside the mind of Jonah Peretti” Fortune website

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Jonah Peretti vê o Buzzfeed como um empresa completa de media, à imagem de um meio generalista, como uma TV Broadcast, com lugar para o entretenimento e para a informação.

A tese, que ele descreve num memo para os colaboradores e que intitula “Is History Repeating Itself?”, é que o Buzzfeed, nesta época de disrupção, segue um percurso paralelo aos grandes títulos americanos clássicos, que desbravaram o negócio do mass media. Começaram por fazer agregação de conteúdos populares e pouco diferenciados e evoluíram para o jornalismo sério.

Foram pensamentos inspirados pelo livro “The Powers That Be” de David Halberstam, uma leitura muito recomendável.

Certo é que, com os seus seis anos de existência, o Buzzfeed está ainda no início do percurso. Descartar esta marca como sendo uma brincadeira pouco séria, sem sustentação, nem consistência jornalística, é uma atitude imprudente e perigosa. O Buzzfeed domina a super-distribuição por redes sociais, entende os novos media como ninguém e quer ser uma das marcas mais relevantes da nova ordem dos media. Com a evolução do seu avassalador crescimento para uma fase de amadurecimento, tudo se pode esperar…

Mais leitura:

Entrevista de Jonah Peretti para o RipTide, projecto do Nieman Lab

“The Innovator’s Dilemma”, Clay Christensen

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