“A New American Picture” – Fotografia de rua através de um clique…no computador

Imagem

Imagem

Imagem

“A Internet impôs ao jornalismo mudanças na busca, no processamento e na difusão de informação.” Jorge Pedro Sousa sobre o jornalismo on-line 

Em 2009, o fotógrafo Doug Rickard percorreu as ruas do Google Street View e durante 2 anos recolheu cerca de 15,000 imagens das áreas mais pobres e negligenciadas da América, seleccionando 80 fotografias para a sua colecção “A New American Picture”.

Por não ter a possibilidade de viajar pelo país com uma mala às costas, Rickard optou pela câmara móvel e pelas ruas do Google Street view que, apesar de virtuais, constatam a realidade americana, integrando pessoas e espaços verdadeiros mas desconhecidos.

Segundo o fotógrafo, o “olhar de cima” para o acontecimento afecta a leitura das fotografias, alterando a sua compreensão emocional. O facto dos rostos das pessoas aparecerem desfocados transforma também os indivíduos em símbolos, representantes de raças e classes e não portadores de uma história pessoal emergente.

Foi através desta viagem virtual que Rickard compreendeu as condições sociais e financeiras em que grande parte da comunidade americana vive, explorando as zonas abandonadas e desfavorecidas de Atlanta, New Orleans, Jersey City, Durham, Houston e Camden, chegando a cidades mais pequenas como Lovington, Waco, Artesia, Dothan e Macon.

Através de uma longa pesquisa e de uma recolha exaustiva de imagens, Doug Rickard conseguiu chamar a atenção para o presente e fazer um estudo sobre as estatísticas demográficas e condições socioeconómicas de partes de uma América esquecida, propondo um novo método de captação do momento, rompendo com a fotografia tradicional e abrindo um leque de novas possibilidades, que vão surgindo cada vez mais rápido com a evolução da internet, um mundo online portador do mundo real.

“I wanted to represent the inverse of the American Dream, and yet the work is also very personal and subjective, colored by my choices and selection (…) The very definition of photography is expanding. Personally, I am ecstatic about it, and I see a massive frontier that is unfolding to feed and fuel my obsessions.” Doug Rickard in “The New Yorker”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s