24 horas Nirvana

 

Fez esta semana vinte anos que Kurt Cobain faleceu. Assim, morreram dois mitos: Kurt Cobain e os Nirvana. Mas nem Kurt nem os Nirvana morreram na memória de quem ouvia a sua música. Paco Pérez Bryan, o primeiro que tocou uma música dos Nirvana em Espanha, sentou-se este sábado, dia 5 de Abril, diante do microfone da Rock FM para celebrar Nirvana e para reviver Kurt Cobain.

Foram 24 horas muito especiais para os ouvintes, mas sobretudo para Pérez Bryan, que há 14 anos deixava a rádio depois de um percurso que incluiu, entre outros, aquela descoberta que agora o faz regressar à rádio.

Pérez Bryan é um profissional multifacetado – estudou publicidade, geografia, história da arte, que dedicou a maior parte das energias à rádio e à música. Nos anos 80 do séc. XX já fazia música na rádio, nos 90 criou na Radio 3 (rádio que chegou a dirigir) um programa que se chamava “De 4 a 3”, onde se ouviu Nirvana pela primeira vez em Espanha. A partir daí dirigiu os chamados Concertos de Radio 3, que convivem com alguns dos programas mais veteranos da televisão espanhola, com mais de dois mil concertos gravados. Para ele, que regressou agora aos microfones da rádio, “voltar à rádio é sentir-me como quando comecei, um jovem que gosta de estar com os amigos e ouvir música, comentá-la e sonhar com ela”.

O programa ofereceu uma viagem para assistir em Junho um festival em Delaware (EUA) onde actuarão os Foo Fighters de Dave Grohl, único sobrevivente dos Nirvana e também se abriram linhas telefónicas para contribuições monetárias para a instituição espanhola Proyecto Hombre. Pérez Bryan também se uniu à caridade da iniciativa e abdicou de qualquer remuneração para fazer esta maratona de Nirvana: “O programa deu-me imenso, já que me fez recordar em directo uma experiência que me torna mais novo, me devolve à rádio, onde apesar de tantas mudanças, a música e a palavra continuam a ser os motores da relação com os ouvintes”.

 

http://cultura.elpais.com/cultura/2014/04/04/television/136637132_920248.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s