Twitter reposto na Turquia

 

O acesso à rede social Twitter, que havia sido proibido pelas autoridades da Turquia na sequência de uma ordem do Tribunal Constitucional do país, foi novamente permitido 15 dias depois.

A autoridade que regula as comunicações só anunciou o fim da suspensão na passada quinta feira, mas na Turquia a decisão já era conhecida na véspera. A mais alta instância judicial do país considerou ilegal a medida decretada pelo governo de Erdogan no dia 20 de Março (a dez dias das eleições autárquicas), dizendo que viola a liberdade de expressão.

Ainda assim, o vice-presidente do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, Mustafa Sentop, disse que a decisão do Supremo “está cheia de contradições” e considerou que o acesso ao Twitter só poderia ser permitido às três pessoas que recorreram ao tribunal: os professores Kerem Altiparmak e Yaman Akdeniz, e o vice-presidente do Partido Republicano do Povo (na oposição), Sezgin Tanrikulo.

O Governo turco decidiu também bloquear o acesso da população ao YouTube.

Os testemunhos partilhados nas redes sociais – a que alguns cidadãos turcos conseguem aceder através de caminhos alternativos, que não estão ao alcance da maioria dos utilizadores comuns – dão conta de que o acesso directo ao Twitter ainda não foi possibilitado, mas espera-se que a decisão do Tribunal Constitucional seja cumprida nas próximas horas.

Numa das suas contas oficiais, o Twitter congratulou-se com o anúncio: “Recebemos com alegria a decisão do Tribunal Constitucional, e esperamos que o acesso ao Twitter seja restabelecido em breve.”

 

http://www.publico.pt/mundo/noticia/tribunal-ordena-regresso-do-twitter-a-turquia-163879

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s