Comentários Banidos

Comentários Banidos

Tal como Andrés Monroy-Hernández recomenda mudanças no design das redes sociais, também o Chicago Sun-Times parece querer mudar as definições da sua comment thread.

Ao que parece, depois de se ter apercebido de que os comentários gratuitos davam azo a exageros, racismo, linguagem vernacular e estupidez generalizada, o jornal do Midwest Americano quer rever a sua abertura a opiniões de utilizadores.

Num mercado que cada vez mais depende de uma passagem de testemunho aos cidadãos para que estes se sintam parte das publicações que conhecem e lêem, é cada vez mais necessário debater os méritos do comentário universal; da existência de uma plataforma que permite discutir com elevação mas também atacar irracionalmente qualquer profissional ou retratado numa notícia, perfil, reportagem, etc.

O comentário em Portugal, até hoje, ainda não parece ter-se tornado razão para preocupações. De facto, ao contrário do que sucede no The Guardian, comentar não dá direito a ter uma resposta directa (e amiúde sarcástica) do jornalista. Talvez se ache que há muitos leitores que comentam para chocar, procurando atrair jornalistas estafados, que ainda perdem horas preciosas a discutir eleições iranianas, a Crimeia ou a existência de um penalty no jogo com o Vizeleira de Macedos.

A existência de comentários não devia ser uma questão. A opinião de quem lê é crucial para que os utilizadores se sintam ouvidos e para que os jornalistas tenham noção da qualidade do seu trabalho. No entanto, interessa fomentar um debate que tenha em conta o tipo de comment thread que queremos ter e de que meios dispomos para separar comentários construtivos de meras tentativas de fama internauta. Talvez seja esse o debate que leva a publicação do Illinois a repensar a sua abertura.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s