Meta Cortada

Meta Cortada

O site do jornal The Guardian conseguiu um feito histórico: passar os 100 milhões de visitas por mês. Isto significa que é o primeiro jornal inglês de qualidade a passar esta marca, pois somente o Daily Mail havia conquistado essa glória democrática (Agosto 2012).

Neste link – que está acessível a quem clicar na fotografia – podem consultar quais as 100 peças mais lidas, bem como as secções mais populares e outras curiosidades. No ranking dos mais lidos há um pouco de tudo: pode ver-se uma notícia sobre o caso Snowden, uma reportagem sobre a vida amorosa de cidadãos nipónicos, ou até uma lista dos melhores jogadores de futebol.

Para além desta excelente iniciativa – que nos permite dissecar o jornal mais famoso da Grã-Bretanha – também podemos ler um pequeno texto que explica a razão do sucesso. Ali, percebemos que o principal motivo desta glória prende-se com a pletora variada de artigos apresentados; com o facto de podermos ter um highlight político, económico, ou relativo à confecção de bolos; com a série de comentários e comentadores que, mesmo exprimindo visões opostas, alimentam o debate e a saudável contradição de conteúdos destinados a apelar a um público fiel mas politicamente heterogéneo.

Embora o The Guardian continue a posicionar-se como um órgão afecto a uma ideia de esquerda inglesa, o facto de ter uma audiência importante na América e Austrália também ajuda a esta capacidade de reinvenção, fidelização e criação de diversidade temática.

Ao não terem optado por criar um jornal hermético, apostado num estilo demasiado político e por isso limitativo, os editores do The Guardian ganham a aposta. Desta forma, provam que ainda é possível aliar qualidade e popularidade numa era de dispersão do utilizador.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s