Facebook, uma agência de notícias credível?!

Muitos já prevêem o fim da rede social que conquistou “1280 milhões de utilizadores”, mas as notícias divulgadas no passado dia 24 de Abril de 2014 em diversos órgãos de comunicação internacionais revelam uma nova fase para o Facebook. Aquela que surgiu como uma plataforma social de entretenimento, que fez sucesso com farm ville e que implementou a cultura dos “likes”, hoje parece andar de mãos dadas com o jornalismo e, agora, surge como uma agência de notícias.

A plataforma de Mark Zuckerberg anunciou o lançamento de NewsWire, uma página direcionada para jornalistas que lhes permitirá encontrar, criar e partilhar conteúdos “interessantes e credíveis”, segundo Andy Mitchell, diretor de notícias e parcerias globais de media no Facebook .

A nova página está a ser desenvolvida em parceria com o Storyful, cuja equipa de jornalistas é responsável pela selecção de notícias/assuntos com o maior números de partilhas e “likes”, bem como pela verificação dos conteúdos. Os utilizadores de NewsWire terão ao seu dispor uma lista de notícias previamente analisadas sobre desporto, entretenimento, política e tecnologia.
“FB Newswire aggregates newsworthy content shared publicly on Facebook by individuals and organisations across the world for journalists to use in their reporting.”

O jornalismo-cidadão será também tido em conta, no entanto, com a nova página todos os posts serão analisados e avaliados pelos jornalistas.”This will include original photos, videos and status updates posted by people on the front lines of major events like protests, elections and sporting events.”

Estaremos perante uma nova agência de notícias acessível a todos? Ou perante uma rede social que quer combater a manipulação de factos?

Apesar de ser direccionada para jornalistas, a página NewsWire poderá ser consultada por todo o público, bastando para isso fazer like em www.facebook.com/FBNewswire.

De acordo com Andy Mitchell, o facebook está confiante de que o NewsWire irá ajudar os jornalistas a utilizar e filtrar os conteúdos divulgados na rede social e a construir trabalhos credíveis.

Noticias Consultadas:economictimes.indiatimes.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s