Jornalismo Online: o lugar do público

Hoje em dia, é cada vez mais importante a participação do público nos media. Não me refiro ao jornalismo cidadão, mas sim ao feedback que a audiência pode fornecer aos meios de comunicação. Só assim, as organizações podem perceber se estão a ir de acordo com as necessidades dos espetadores ou se se estão a fazer compreender perante a audiência. Mais importante que divulgar a informação, é divulgá-la de maneira percetível. Fóruns e as zona dos comentários dos artigos online podem ser duas maneiras de perceber a audiência.

“Few mainstream news organisations have come close to commercialising their news site as a platform for users to connect” (Bradshaw, 2012)

Um exemplo disto é o site do “The New York Times”, local onde os leitores gostam de deixar as suas opiniões através de comentários ao artigos que leem. Porém, o site possuiu um “filtro” aos comentários dos leitores e apenas os “verified commenters” – 478 utilizadores do site –  têm o privilégio de ver os seus comentários publicados instantaneamente. Isto leva os restantes a questionarem o critério de avaliação.

Margaret Sullivan, public editor do “The New York Times”, explicou então como se alcança o título de “verified commenter”. Quem escolhe o “verified commenter” é um algoritmo baseado  na qualidade dos comentários que alguém publica ao longo do tempo. Além disso, há um número mínimo de comentários para que nos possamos tornar um “comentador premium”. Depois, o “the New York Times” requere que esses comentários tenham sido aprovados pelos moderadores que costumam avaliar o conteúdo de todos os textos dos leitores.

Se não se for um “verified commenter”, também se pode comentar no site, porém, o texto passará por um moderador – existem cerca de uma dúzia. 

A criação do “verified commenter” tem como objetivo reduzir o número de comentários a avaliar por parte dos moderadores sem que a qualidade do debate seja afetada.

 

Conteúdos analisados:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s