Liberdade de Imprensa em 2013

A Freedom House acabou de revelar dados sobre a liberdade de imprensa a nível mundial. Segundo a organização, uma em cada sete pessoas tem acesso a uma imprensa livre, sendo este o pior resultado da última década.

O relatório da “Freedom of the Press” analisa 197 países e territórios e atribui-lhes uma classificação de 0 (com muita liberdade de imprensa) a 100 (sem liberdade de imprensa). O resultado tem em base o estado da justiça, política e economia do país.

Portugal foi avaliado com 18 pontos, encontrando-se no 22º lugar do ranking mundial. O país compartilha essa posição com a Nova Zelândia, Barbados e Costa Rica. Nos últimos 20 anos, o valor mais baixo alcançado por Portugal foi de 14 em 2003, 2004, 2005 e 2006.

A Suécia, a Noruega e os Países Baixos foram os territórios que apresentam maior liberdade de imprensa. Por outro lado, a Coreia do Norte é a que tem menos liberdade de imprensa. Turquia, Ucrânia, Estados Unidos e Egipto são alguns dos países que registaram uma maior perda da liberdade de imprensa.

O relatório indica também que 44% da população mundial não possuí acesso a impressa livre e 42% vive em países onde a imprensa é parcialmente livre.

 

A Freedom House apresenta gráficos interativos que facilitam a perceção dos conteúdos do relatório:

Ranking completo

Mapa do mundo divido em três cores: países com liberdade de imprensa livre, países parcialmente com liberdade de imprensa e países sem liberdade de imprensa

Liberdade de Imprensa por país nos últimos 20 anos e outros dados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s