Jornalistas podem aprender lições de programadores

Este artigo do The Guardian debruça-se na questão de se os jornalistas precisam de aprender a codificação, pois é uma questão que tem sido suscitado nos EUA. Trata-se de uma questão cada vez mais importante uma vez que os media têm-se adaptado aos requisitos da tecnologia digital.

Realça-se o facto de uma vez que as novas plataformas digitais oferecem novos meios de ilustrar e divulgar as informações se os jornalistas modernos devem simplesmente aprender a lidar com essa tecnologia ou deveriam ter um papel activo na definição destas novas oportunidades? É verdade que se calhar nem todos os jornalistas devem saber, ou precisam de aprender, como um site funciona, mas proteger as rotinas do passado em detrimento de se adaptar ao futuro raramente é uma boa ideia.

A verdade é que cada geração de jornalistas tem de adquirir novas habilidades. Os jornalistas de hoje são capazes de filmar e editar vídeo, os jornalistas de ontem tiveram de passar das máquinas de escrever para os computadores. Amanhã, a familiaridade com HTML, JavaScript ou Python será uma vantagem carreira.

O âmago deste artigo é que o jornalismo tem muito a aprender com as disciplinas de informática e ciência de dados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s