A Wider View – Drones e Jornalismo

Imagem

 

Uma notícia do New York Times, de 24 de Novembro de 2013, levanta a questão da utilização de drones, ou veículos não tripulados, para outras finalidades que não a militar e, em particular, para o jornalismo.

As potencialidades são inúmeras: registar imagens de zonas inacessíveis, como áreas afectadas por catástrofes naturais, retratar a vida selvagem num ambiente tão próximo do natural quanto possível (a pequena dimensão dos drones faz com que os mesmos quase não sejam notados), ou acompanhar eventos desportivos como se se estivesse em campo.

Lewis Whild, um fotógrafo britânico, explica: “The newspaper was for still images, but the Internet is for this.” As potencialidades trazidas por estes aparelhos, associadas à evolução tecnológica vem trazer uma nova dimensão à produção de conteúdos informativos. Como explica Whild, o registo estático em papel já não satisfaz o leitor, cada vez mais exigente e digital.

Mas o artigo aponta também para alguns problemas associados. Em primeiro lugar, a transgressão da fronteira entre o espaço público e privado, práticas que já se têm vindo a verificar, levadas a cabo por paparazzi. As questões legais representam outra problemática. Sendo um fenómeno relativamente recente, o enquadramento legal para as práticas com este tipo de veículos ainda está a ser estruturado. O artigo diz que no Reino Unido, a utilização destes veículos requer o pagamento de “alguns milhares de dólares” e inúmeras horas de testes de voo.

Outro problema é a perda de controlo dos veículos. Uma rajada de vento ou um edifício não detectado podem levar o aparelho a cair na via pública e, potencialmente, a magoar alguém. A pilotagem destes aparelhos, apesar de acessível, não o é em demasia. Mas até isso vai deixar de ser um problema. Seguno Chris Anderson, ex-editor da revista Wired, e dono de uma empresa de drones, no futuro haverá aplicações para o iphone que permitirão deslocar drones de um ponto geográfico a outro sem praticamente qualquer conhecimento de pilotagem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s