Publireportagem: a reportagem que não o é

 

Imagem

Ao ler revistas ou navegando na internet, somos confrontados, por vezes, com publireportagens. Segundo o Instituto de Formação e Investigação da Língua Portugal, a publireportagem é “um texto que se destina a publicitar um determinado acontecimento, conceito ou produto, revelando as características de uma de carácter meramente informativo, à partida”. Mas uma reportagem alguma vez foi criada para ser “meramente informativa”? Uma reportagem necessita de recolha de informação no lugar, observação e recolha de dados. A reportagem conta uma “estória” que resulta de uma investigação com o objetivo de aproximar os leitores à realidade narrada.

No caso da publireportagem, podemos encontrar vários factos atrativos sobre o produto vendido. Basicamente,  é um anúncio, porém, mais extenso.

Na publireportagem da imagem acima, pode ver-se apenas as vantagens da linha de cremes anunciada. Para isso, dá-se uma explicação sobre as propriedades do produto e, como elas o tornam indispensável. Associada ao texto, está uma personagem, neste caso Maria, cuja a descrição da sua vida e personalidade tem como objetivo espelhar o público-alvo dos cremes. Com isto, a marca tenta atrair o público através de informação detalhada das vantagens do produto.

 

 

Mais exemplos de publireportagens:

 

Páginas consultadas: 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s