“Mente”- revista exclusiva para iPad

Imagem

“At the time, the idea seemed disarmingly smart and simple: if readers are shifting towards digital media, let’s put newspapers and magazines on digital devices! However, poor sales and a lukewarm response showed publishers that readers liked digital not because they were in love with screens, but rather for the new reading experience it provided. Typical paper content with magazine layout, structure, pace and a couple of videos adding a cool “multimedia feel” offered little competition to magazines themselves.” Vasco Colombo, co-fundador da +2 Designers, in “Tablet, paper: Will you please move on?”

Em Janeiro de 2014 foi lançada a revista Mente, criada pela +2 Designers como aplicação gratuita exclusiva para iPad. A empresa portuguesa, inserida em projetos como a “Up”, revista de bordo da TAP, e a “Nau XXI”, desenvolveu a “Mente” como resposta aos desafios que o mundo digital trouxe. É uma aplicação pensada de origem para iPad, fugindo assim ao aproveitamento de conteúdos já existentes, que são adaptados ao suporte digital. Todo o planeamento dos artigos da revista foi feito através de storyboards e não de esboços, demonstrando assim a dinâmica e a importância das aplicações audiovisuais.

Desta forma, a revista vive muito à base do som, do movimento, do vídeo e da própria imagem. A sua capa foi pensada como um genérico de um filme que conta sempre com uma forte presença tipográfica. O conteúdo é inicialmente em inglês, de modo a atingir uma circulação a nível internacional e os seus artigos consistem essencialmente em entrevistas, histórias de personalidades do mundo do cinema, como Paula Garcia, dupla de cinema; do mundo da dança, Filipa de Castro, bailarina; do mundo da música, Afonso Cruz, vocalista e guitarrista dos “The Soaked Lamb” e do mundo da arte, como David Carson, surfista e designer gráfico americano.

A “Mente” vai assim explorar as possibilidades do Tablet e as várias técnicas de stroytelling. É com base no design gráfico que toda a atmosfera da revista se constrói, permitindo uma leitura interativa onde o tempo e o ritmo pertencem ao espectador e não ao conteúdo. Não tem um modelo especialmente definido como revista de costumes, design ou criativa, mas é nessa capacidade de surpreender os leitores que aposta.

Com a evolução da tecnologia, grande parte dos jornais e revistas impressas optaram por uma versão digital, contudo, a sua conversão não é mais do que uma declinação da revista em papel para as várias plataformas digitais, o que resulta num “pdf” com texto e imagens ou até com um vídeo para se intitular “multimédia”. É necessário criar o modelo de origem, pensando no suporte e nas suas possibilidades. Explorar uma linguagem nova para um suporte novo. Na “Mente”, pequenos vídeos introduzem os capítulos, que por sua vez contêm caixas de texto escondidas nas margens da revista e imagens que o leitor manipula, assim como sons e vídeos que complementam os artigos.

A transição da imprensa para o mundo digital implica não só a substituição do papel pelo iPad ou computador, mas a experimentação e concepção de um novo modelo de comunicação, superando o pensamento tradicional com os infinitos recursos e aplicações que a tecnologia permite. A “Mente” é um projeto, entre poucos, que rompe com o formato comum de publicação impressa e introduz funcionalidades nunca antes pensadas na construção de uma revista, para iPad.

“While digitalization, along with socio-cultural and technological changes, threatened the established newspaper business models and therefore increased the necessity for change, it simultaneously offered various opportunities to establish new business models, not least for quality journalism, which is crucial to a vital democracy” (Koch; Rothmann, 2013).

Referências

Koch, Jochen; Rothmann, Wasko (2013) “Creativity in strategic lock-ins: The newspaper industry and the digital revolution”. Frankfurt: European University Viadrina

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s