Previsão do tempo com mensagens didáticas

Em Portugal, há pouco tempo, foi para o ar a última previsão do tempo realizada por uma meteorologista num bloco informativo televisivo (na RTP). Nos Estados Unidos, essa prática é frequente e quem traz a previsão do tempo aos telespetadores não tem que ser um meteorologista.

Jim Gandy, chefe da meteorologia da WLTX, canal televisivo de Columbia, Carolina do Sul, já começou a associar o mau tempo previsto com as alterações climáticas e aos problemas inerentes a este fenómeno. Gandy e mais sete colegas de profissão foram convidados para entrevistarem o Presidente Barack Obama e passarem o dia na Casa Branca. Este encontro teve o objetivo de sensibilizar os profissionais a alertarem o público sobre a alteração climática que se faz sentir no país.

Para além de ser lógico colocar os meteorologistas a fazerem a associação do mau tempo com o problema da alteração do clima por trazerem a previsão meteorológica, um estudo indica que estas pessoas são das figuras mediáticas que mais inspiram confiança ao público.

Alguns dos meteorologistas convidados para o encontro na Casa Branca, revelaram que por vezes se preparam para o seu tempo no ar com a “Climate Central”, um grupo que cria gráficos que mostram o impacto local das mudanças climáticas.

É interessante como se pode converter um espaço televisivo que tem como intuito trazer a previsão do tempo e, muitas vezes, entreter o telespetador, num momento didático sobre um tema que merece a atenção do público. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s