Pessoal da BBC News foi alertado para “não fazer nada estúpido” nas redes sociais

Os trabalhadores da BBC News foram informados pelos seus chefes que deviam ter cuidado com o que colocam nas redes sociais, sendo clara a mensagem: “não façam nada estúpido”. Tal aconteceu depois de uma editora do canal, Jasmine Lawrence, postar um tweet mostrando que era contra o partido Ukip (#WhyImVotingUkip#), onde dizia que os homens da política de hoje em dia eram racistas e sexistas.

O tweet foi publicado um dia antes do início do início eleições europeias e, apesar de Lawrence ter excluído esse tweet da sua conta, foi retirada a cobertura eleitoral da BBC.  

Image

Na decorrência destes factos, Mary Hockaday , chefe de redacção da BBC , enviou um e-mail aos jornalistas lembrando-os da “orientação de média social muito clara” da corporação. Hockaday recordou as orientações da BBC em redes sociais, estabelecidas no seu website: “Como um membro BBC – e, especialmente, como alguém que trabalha com notícias – há especiais considerações a ter em conta e todas elas podem ser resumidas como: ‘não faça nada estúpido’.”

Uma vez que as redes sociais são uma parte essencial do trabalho dos jornalistas, onde é possível angariar novas audiências e estabelecer contacto com as pessoas, é necessário ter cuidado com o que se coloca lá. Assim os jornalistas não devem indicar as suas preferências políticas ou dizer qualquer coisa que comprometa a sua imparcialidade.

Fonte: http://www.theguardian.com/media/2014/may/23/bbc-news-stupid-social-media-tweet-jasmine-lawrence-ukip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s