A influência do suporte na leitura contínua online

Várias investigações sobre usabilidade mostram que a leitura na Web é tipicamente descontínua e fragmentada. Uma das razões apontadas para este comportamento é o facto de a leitura em computadores ser desconfortável. Mas será que o suporte que utilizamos para aceder à Web tem influência na nossa capacidade de ler textos mais longos online? Será que a nossa noção de conforto de leitura se altera? E será que esse conforto se traduz em leituras mais regulares?

As respostas a estas questões são dadas num pequeno estudo que teve como propósito avaliar se o suporte utilizado pode exercer uma influência na capacidade de leitura contínua online, contribuindo para a usabilidade dos sites noticiosos. Os dados recolhidos mostram que não só o suporte a partir do qual se acede a sites de notícias pode tornar mais confortável a leitura ininterrupta online, como esse conforto se traduz em leituras mais regulares.

As respostas aos questionários indiciam uma relação entre os estados de três variáveis: a utilização de tablets, o conforto e a regularidade da leitura. O estudo conclui que os inquiridos que acedem à Web através de tablets sentem mais conforto e leem com maior frequência textos longos online com mais de quatro mil caracteres.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s