O preço da informação rápida e gratuita

Esta história é exemplar. Reflete, por um lado, sobre o preço que pagamos para termos acesso a informação gratuita e, por outro, sobre o impacto da aceleração dos fluxos de informação online na qualidade do jornalismo.

A história é comum a tantas outras: uma notícia falsa é difundida e credibilizada por um órgão de comunicação social respeitado, que copia e cola o texto sem verificar devidamente a fonte, e depois é partilhada nas redes sociais por milhares de pessoas. Azar: mais tarde ou mais cedo, a verdade é descoberta e a credibilidade do jornalismo sofre mais um revés.

O ciclo vicioso é arrepiante e não é animador: quanto mais rápido é o fluxo da informação, mais permeável a enganos será o jornalismo; e quanto menos preparação e experiência tiverem os jornalistas, mais estarão sujeitos a erros de validação.

Como disse o antigo primeiro-ministro britânico James Callaghan, “uma mentira pode dar a volta ao mundo antes de a verdade conseguir calçar as botas”. Nunca tal foi tão verdade quanto com o acelerado e desenfreado jornalismo online da atualidade.

Fotografia: Getty Images.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s