The Charta: Inform, Not Notify!

The Charta é um projeto desenvolvido por Carolina Are e Charles-Édouard van de Put que começou com a premissa de que o jornalismo precisava de uma mudança, de um regresso à sua essência e função como agente informador e não como simples alarme para os acontecimentos. Para esta dupla, o objetivo da profissão devia ser contar às pessoas o que elas deviam saber e ajuda-las a entende-lo , no entanto, em oposição a isso, cada vez mais se assistia à rendição do jornalismo à cultura do instantâneo, inimiga do bom trabalho. “Journalism today is too fast to be good. All news outlets are competing on the same level: free, instant news. This works, but only for celebrity break ups or notifications”, afirmam.

As perguntas a que pretendem responder com este projeto são o “como” e o “porquê”, alegando que as mesmas foram deixadas para trás há muito, “the media is simply answering the ‘what’”. Como resultado disso criam-se atualmente opiniões baseadas em informações mal transmitidas sobre assuntos que ninguém entende realmente. Está a construir-se um mundo onde as pessoas vivem mal informadas.

Sensationalism has taken over; it seems to be the only way to get the readers’ attention. Algorithms and, as a result, the media are giving people what they want to hear. This is against the very nature of journalism, which is to tell people what they should know

Alegam a perda de qualidade e do respeito pelas histórias e querem-nas de volta. Prometem fazê-las regressar neste projeto das “slow news”, onde o saber encontra lugar e se encontra uma alternativa aos media atuais.

We don’t want to replace the daily news, we want to complement it. We are the alternative: inform, not notify!”

http://kck.st/1pvLDgG

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s