ProPublica – Ou a Ode ao Jornalismo de Investigação

A ProPublica fui fundada em 2007 por Herbert e Marion Sandler, antigos directores da financeira norte-americana Golden West Financial Corporation, que contrataram Paul Steiger, o anterior editor do Wall Street Journal, para criar e gerir o projecto. Trata-se de uma organização de jornalismo de investigação auto proclamada de interesse público. 

Exclusivamente online, a Propublica não está dependente de receitas de publicidade, ou receitas de preço de capa. Trata-se de um projecto editorial que não só personifica um modelo alternativo aos existentes, e que traz consigo três valores fundamentais  do jornalismo: o rigor, a investigação cuidada e o serviço público.

O projecto é financiado através de fundos e doações privadas e institucionais, sendo a Sandler Foundation a principal fonte de financiamento.

A qualidade dos repórteres que emprega, bem como o tempo e recursos que dedica a cada peça já lhe valeu um prémio Pulitzer em 2010, tendo sido a primeira organização 100 porcento digital a receber o galardão. 

Acima de tudo, a ProPublica é o actual marco do jornalismo de investigação, que tem caído em desuso devido às limitações financeiras e de recursos das redacções em geral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s