BBC News e jornalismo personalizado

Nos dias de hoje, em que a Nike deixa o consumidor personalizar os seus ténis e a Louis Vuitton deixa personalizar as malas, a BBC decidiu, também, deixar o utilizador personalizar a sua aplicação.

A novidade é explicada neste vídeo pelo correspondente de tecnologia da emissora, Rory Cellan-Jones, e pelo gerente de produtos da BBC Future Media, Robin Pembroke. A app foi lançada na semana de 21 de janeiro, apenas para Android e iOS no Reino Unido, e estará disponível internacionalmente no final do ano.

No vídeo, podemos ver que a BBC News é dividida pelos separadores: “Live”, “Top Stories”, “Most Read”, “Most Watched”, “My News”, “General Election 2015”, “Technology”, “Nigel Farage”, entre outros. Ao princípio parece cumprir as mesmas divisões que outra qualquer aplicação de notícias, mas é na escolha destes temas que entra a novidade e a tarefa do utilizador.

A opção “+ Add topics” permite escolher as notícias consoante os locais e os temas mais consultados. Com mais vídeos do que a antiga, a app aposta mais na imagem seguindo a tendência das redes sociais, como o Facebook ou o Instagram. Especificamente no separador “My News” o utilizador pode escolher visualizar os conteúdos por tópicos ou por tempo. O intuito é dar uma experiência personalizada, onde o utilizador – tal como no Twitter ou no Facebook – pode escolher o que seguir, consoante as suas preferências.

Esta escolha para a novidade da BBC News vai ao encontro da tendência verificada no artigo As redes sociais e o novo consumidor de notícias. “O consumidor de notícias está a mudar o seu perfil, ele já não espera passivamente que a notícia chegue até ele. Com a popularização da Internet, as pessoas comuns contribuem na construção e na difusão de notícias através de redes como o Facebook e o Twitter.” (Vieira, Barros, Segundo, & Felizola, 2010). Esta lógica de consumidor ativo revê-se na aplicação, que permite organizar aquilo que se quer ver, ler ou ouvir.

Vídeo:

Bibliografia:

  • Vieira, E. S., Barros, M. C., Segundo, M. C., & Felizola, M. P. (10-12 de Junho de 2010). As redes sociais e o novo consumidor de notícias. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
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