MACAU: Uma rampa de lançamento para o Login>PT

Com os olhos postos na China, o Login>PT abre horizontes em Macau. Esta quarta-feira, dia 4 de Março, a plataforma de promoção de tecnologia inaugura uma mostra tecnológica e conta com a participação de 12 empresas portuguesas que ambicionam fazer parte do mercado chinês.

Macau está em sétimo na lista das cidades onde o certame ocorre (Madrid, Varsóvia, Rio de Janeiro, São Paulo, Cidade do Cabo e Maputo), mas a sua eleição é justificada por António Costa (ANETIE), vice-presidente da Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica, em entrevista ao Público. “A primeira razão da mostra em Macau é porque continua a existir localmente uma ‘lusofonia’ e, depois, porque a Região Administrativa Especial é, de facto, a plataforma para a China, a zona de adaptação e conforto das empresas que pretendem chegar ao mercado chinês.”

Esta iniciativa resulta da articulação estratégica entre a Associação Portuguesa de Software (ASSOFT) e a ANETIE em projetos de internacionalização e conta com a presença de empresas que apresentarão novas tecnologias. De acordo com António Costa, em declarações ao Público, as novidades estender-se-ão a “novas tecnologias de pagamento sem recurso a cartões, a novidades da animação virtual e projecção de imagens, a mecanismos inovadores para comandar equipamentos sem elementos físicos como são os comandos à distância.”

Cativar potenciais clientes e parceiros no mercado local não é a única missão deste certame. Dar a conhecer soluções inovadoras e apresentar tecnologias desenvolvidas por empresas portuguesas ou por empresas europeias com sede em território nacional são outros dos principais objetivos. A massificação desta tecnologia parece estar prevista para “um prazo de um a cinco anos”,segundo António Costa.

Login>PT na vanguarda da Tecnologia

Criada pela ANETIE, a plataforma Login>PT tem por principal missão promover o sector e apresentar Portugal como um importante produtor e fornecedor de tecnologia. Sendo composta por mais de 100 empresas europeias, na sua maioria portuguesas e espanholas, que se encontram posicionadas no mercado internacional, conta com mais de 80.000 colaboradores que asseguram um volume de negócios superior a 8.5 mil milhões de euros.

Segundo dados da Revista Imprensa Nacional de Março de 2014, “a matriz das empresas do LoginPT é internacional: 60% das cerca de cem empresas desta plataforma desenvolvem uma atividade contínua no estrangeiro e baseiam grande parte do seu crescimento no negócio internacional, com um posicionamento estratégico em mais de 150 países.”

Responsáveis por implementar projetos inovadores e diferenciadores à escala global são reconhecidas pela forma como utilizam o seu know-how na identificação de oportunidades e implementação de medidas de cumprimento dos desafios tecnológicos. Funcionando como um “pólo de valorização da marca nacional” dão a conhecer o que de melhor se cria em Portugal no âmbito das Tecnologias de Informação (TI).

O presidente da ANETIE, Armindo Monteiro, afirmou na Revista Imprensa Nacional: “O Login>PT quer ser um agregador de soluções no campo das TI, para maximizar todos os recursos humanos, técnicos, materiais e de conhecimento das nossas empresas.”

Entre os projetos mais conhecidos estão:

  • o sistema de redes interbancárias desenvolvidas pela SIBS, a base das Caixas Multibanco automáticas;
  • a tele-portagem Via Verde, concebida pela Brisa-Inovação;
  • os cartões pré-pagos para telemóvel inventados pela PT inovação;
  • o modelo de serviços de valor acrescentado para telemóveis criado pela TIMwe;
  • os sistemas de GPS, concebidos pela NDrive;
  • o pioneiro sistema de recolha de dados biométricos criado pela Vision Box e que permitiu a existência do Passaporte Eletrónico Português.

O Login>PT, coloca a chave do seu sucesso na internacionalização das empresas que dele fazem parte. Com uma visão do amanhã e de olhos postos no futuro, a abertura oficial é hoje. Para dia 5 de Março, “The Corparative Day”, estão marcados seminários, onde as empresas participantes são convidadas a escolher os temas de debate e a intervir. Os dois primeiros dias estão confinados aos indivíduos que apresentem convites. A abertura ao público com entrada gratuita terá lugar no dia 6 de Março.

O Pavilhão Amanhã ou também conhecido por Future Paivilion constitui o espaço de eleição para as intervenções. Num clima de “state of art”, o seminário conta com a presença de diversos convidados locais. Envolvidos num clima tecnológico moderno, sofisticado e futurista, os convidados, participantes e espetadores, poderão interagir com diferentes tecnologias virtuais e interativas.

Fontes consultadas:

Especial Semana Tecnológica Internacional

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/RevistaImprensaNacional/Empresas/Documents/Sector%20das%20TIC_DE140314.pdf

Tecnologia portuguesa mostra-se em Macau com olhos na China

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/tecnologia-portuguesa-mostrase-em-macau-com-olhos-na-china-1687891

Uma ponte da Tecnologia para o mundo

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/RevistaImprensaNacional/AicepPortugalGlobal/Documents/REVISTA%20INVEST%20AGOSTO2012.pdf

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s