YouTube lança app para crianças

A fácil acessibilidade das crianças num motor de busca como o Youtube leva a que as facilidades de navegação possam abrir caminho a conteúdos menos indicados para os mais pequenos. Desta forma, o site de partilha de vídeos do Google, o YouTube, lançou no passado dia 23 de fevereiro uma aplicação móvel (app) para smartphones e tablets destinada aos mais pequenos. A YouTube Kids é gratuita e, tal como era esperado, apenas está disponível para sistemas Android.

Em declarações ao USA Today, Shimrit Ben-Yair, responsável pela gestão de produto do projecto, realçou que “Os pais estavam constantemente a pedir-nos se podíamos tornar o YouTube um sítio melhor para as crianças”. Para Ben- Yair, “Todos os anos temos assistido a um crescimento de 50% do tempo de visionamento no YouTube, mas para o nosso grupo de canais de entretenimento familiar é de 200%”, reforçou. O site decidiu assim lançar uma app com um interface de fácil manuseamento para as crianças e com funções para controlo parental, como um controlador de tempo que a desliga ao fim de um período pré-determinado pelos pais. Na YouTube Kids, as crianças poderão ver séries icónicas infantis nos Estados Unidos, bem como outras que chegaram à televisão portuguesa, como a Rua SésamoThomas e os Seus Amigos e Pocoyo, isto segundo uma imagem da aplicação revelada na última quinta-feira.

O novo design do Youtube Kids torna a busca de vídeos ainda mais simples, integrando imagens maiores e ícones mais chamativos. A pesquisa pode ser ainda feita por voz, não deixando de fora as crianças que ainda não sabem escrever. Os conteúdos disponíveis nesta app advêm de uma curadoria cuidada que escolheu vídeos apropriados para crianças. Assim, podemos explorar canais e playlists que correspondem a quatro categorias: Show, Music, Learning e Explore; ou, em contrapartida, pesquisar vídeos de interesse específico, como “como construir um vulcão”, tutoriais de matemática, etc.

Outra forma de navegação será através de pesquisas singulares. Para esse efeito, o YouTube Kids, exclusivo para Android, terá um filtro que evita que as crianças possam procurar vídeos pouco apropriados para as idades em questão. Sexo, por exemplo, é uma palavra que remeterá imediatamente para uma nova pesquisa, tal como acontecerá com outras palavras, dava conta esta sexta-feira o jornal espanhol ABC. Estão disponíveis ainda opções de controlo parental que transformam a app no “mau da fita”. Assim, os pais já não terão a preocupação de avisar os filhos de que o tempo para navegarem no Youtube terminou. Nesta aplicação, existe um controlador de tempo que bloqueia a app ao fim de um período de tempo pré-determinado pelos pais. Se estes pretenderem limitar o acesso a uma playlist específica também pode bloquear a funcionalidade de pesquisa da app. Para além do tempo, outra das funcionalidades que pode ser controlada pelos pais é a o volume da aplicação.

Apesar de ser gratuito, o novo aplicativo do Youtube terá anúncios publicitários. Alguns deles, porém, poderão ser ultrapassados pelos usuários que assistirem aos vídeos. Apesar de abrir espaço para a publicidade, a plataforma infantil terá mais atenções com os anúncios exibidos. Uma equipa do YouTube irá analisar e aprovar todas as peças que serão veiculadas, para avaliar se elas são adequadas às famílias (público-alvo do app). Além disso, não será possível clicar no anúncio e ser conduzido imediatamente para o site daquele anunciante. Por enquanto, o YouTube Kids disponível apenas nos Estados Unidos, em tablets e smartphones Android. A Google revela que o YouTube Kids “é o primeiro passo para reimaginar o Youtube para as famílias”.

Fontes utilizadas:

http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/02/20/YouTube-lanca-app-para-criancas.html

http://fujiokadigital.com/blog/youtube-app-para-criancas/

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/youtube-vai-lancar-app-para-criancas-1686767

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/02/youtube-lancara-aplicativo-exclusivo-para-criancas.shtml

http://media.rtp.pt/buzz/tech/youtube-lanca-versao-para-criancas-que-acaba-com-as-preocupacoes-dos-pais_873

http://canaltech.com.br/noticia/youtube/Google-lanca-app-do-YouTube-exclusivo-para-criancas/

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4412866&seccao=Tecnologia&page=2

http://kzuka.clicrbs.com.br/geek-me/noticia/2015/02/youtube-kids-plataforma-lanca-aplicativo-voltado-para-criancas-4705607.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s