Facebook mais bonito

Paper é a nova aplicação que promete tornar o Facebook mais bonito. Inspirada nos vários formatos que uma história pode tomar, pretende renovar a experiência dos utilizadores ao navegarem pela rede social. A instalação desta app permite visualizar os conteúdos partilhados no Facebook como se se tratasse de uma narrativa multimédia.

Permitindo ver imagens com um suave deslize e ligações em ecrã inteiro, a Paper foi construída e pensada para dar a sensação de que se está a ler um jornal. Mostra as imagens em alta resolução, permitindo movê-las abanando o dispositivo móvel. Os vídeos são também mostrados em ecrã inteiro e com alta resolução. Em relação aos álbuns de fotografias, criados pelos amigos ou pelas páginas, estes aparecem num formato semelhante ao Facebook regular, com o intuito de se ter acesso a todas as imagens através de um scroll down. Com um deslize ascendente, o utilizador pode, também, abrir os websites dos links partilhados – sem ser necessário que o dispositivo abra uma nova janela – e com um deslize descendente fecha-os, estando de volta ao Facebook.

Outra funcionalidade é a edição de secções. Desta forma, pode-se ordenar os conteúdos por temas e interesses. Após essa ordenação, é possível ver partilhas relativas a apenas uma temática, como por exemplo “headlines”, “planet”, “tech” ou “creators”. A secção “headlines”, exemplificada no website, mostra todas as notícias partilhadas pelas páginas de meios de comunicação social seguidas pelo utilizador, como é o caso do The New York Times ou da CNN.

Mais uma vez denota-se a força da tendência da personalização já falada neste weblogue, relativa à app BBC News. O utilizador pretende, cada vez mais, adaptar o universo online aos seus gostos, como tal, existe um esforço por parte dos criadores. No website do iTunes leem-se alguns comentários com elogios à aplicação e sugestões de melhorias. Ao que parece a app, que só está disponível nos EUA, tem falhas no som, nos tags das imagens e no uso de stickers.

Ainda assim, este é um bom exemplo de que os leitores gostam de adaptar as suas pesquisas às suas necessidades. Com os múltiplos canais que existem para aceder à informação, os meios de comunicação social devem seguir exemplos como este e, para além de darem informação noticiosa com qualidade, devem oferecê-la de forma apelativa.

Website oficial:

Links consultados:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s