Novas práticas para “agarrar” utilizadores

No artigo Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança, Canavilhas (2006) afirma que um “modelo multimédia corresponde a uma fase em que as publicações tiram o aproveitamento máximo das características do meio, nomeadamente a interatividade e a possibilidade de integrar som, vídeo e animações nas notícias” (Canavilhas, 2006).

Perante esta definição, decidi apresentar a New in Town (NiT). Uma publicação nacional que é produzida unicamente para online e faz uso dos elementos enumerados por Canavilhas (2006). Com um cariz marcado pelas temáticas do lazer, como a cultura, a gastronomia, a hotelaria ou o turismo, a plataforma trabalha para “agarrar” os utilizadores.

Para além das notícias diárias sobre novos restaurantes, hotéis a visitar, roupa a comprar ou ginásios a experimentar, a NiT tem um separador intitulado “NiT TV” com vídeos sobre várias temáticas. Até aqui a novidade não é grande, já quase todos os websites de órgãos de comunicação social utilizam vídeos. A diferença são mesmo os temas apresentados nestes.

“Levámos Kiko a cantar na Baixa” ou “Albano interpreta monólogo para a NiT” são exemplos que fazem o utilizador clicar para ver. Desta forma, a publicação ultrapassa o facto noticioso, para um entretenimento com notícia à mistura. Isto é, a novidade está lá. Mas não de uma forma tradicional, usando características que chamam à atenção de quem está a navegar na Internet.

Em alguns destes vídeos são os próprios jornalistas que aparecem. Não de microfone na mão a relatar o que se passa no local onde foram. Mas a fazerem exercício no novo ginásio ou a serem maquilhados em plena Baixa-Chiado. A palavra de ordem aqui é: mostrar.

Link consultado:

Bibliografia:

  • Canavilhas, J. M. (2006). Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança. Comunicação e Sociedade, pp. 113-119.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s