É uma inovação Portuguesa … com certeza !!!

Foi lançada ontem, dia 23 de Março, a primeira rede social portuguesa. Em criação desde 2013 e em teste há alguns meses, a Soccial, pretende facilitar o dia-a-dia das pessoas, criando um “conceito misto de rede social, portais sociais e um conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador encontrar, conectar-se e interagir com tudo o que está à sua volta.”

A forma mais fácil de encontrar o melhor conteúdo da Internet, tendo por base os gostos, a localização e a personalidade, utiliza a tecnologia Big Data. Além de permitir armazenar e contextualizar dados “sobre ruas, localidades, estabelecimentos, pontos de interesse, serviços, produtos, blogues e publicações”, é através dela que os criadores conseguem fazer uma previsão das preferências e das características de personalidade dos utilizadores pela forma como eles interagem na e com a plataforma.

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está em tudo o que fazemos e que a forma como nos comportamos em sociedade é hoje moldada pelo contacto com a internet e com as redes sociais. A quantidade de informação com que somos “bombardeados” no meio digital torna-se difícil de digerir, interpretar, assimilar, compreender e agrupar.

A Soccial tem a solução para o problema porque entre outras potencialidades permite:

– Pesquisar de forma natural, o que significa que o utilizador pode escrever como se estivesse a perguntar:

  • “onde almoçar perto do meu trabalho”;
  • “o que conhecer com a minha namorada perto de Lisboa”;
  • “onde comer um bom bacalhau com natas”;
  • “pingo doce perto de mim”;
  • “notícias sobre tecnologia”;
  • “fotos sobre moda”.

A capacidade tecnológica da plataforma potencia a resposta às questões bem como a associação aos “gostos, localização e personalidade” do utilizador ou utilizadores interessados. E se, em muitas situações, a quantidade não implica qualidade, neste caso, quanto maior for o número de utilizadores a pesquisar mais inteligente se poderá tornar a pesquisa.

– Aceder a Portais sociais que se adaptam ao quotidiano e à personalidade de cada utilizador.

– Visitar Publicações de blogs e portais, com a possibilidade de acompanhar as novidades de blogs/sites que o utilizador segue.

– Ter acesso a Listas de inspiração que consistem em listas para organizar conteúdo inspirador, como fotografias, vídeos, pessoas, links, entre outros.

– Descobrir as melhores lojas, as mais reputadas, os melhores serviços, os melhores produtos e até os melhores descontos.

– Visitar a página de uma rua com possibilidade de conhecer pontos de interesse próximos, bem como notícias, fotografias e vídeos relacionados com o local.

– Encontrar pessoas com os mesmos interesses e estabelecer conexões com elas.

Reorganizar gradualmente a Internet e a informação sobre tudo o que nos envolve é a palavra de ordem dos criadores, Paulo Rodrigues, de 35 anos, Isabel Pinto, de 27, e Joana Coelho, de 22 anos. Prometem mudar o mundo tirando partido de todas as funcionalidades próprias de uma rede social: “o acesso aos perfis pessoais, amigos, fotografias, vídeos, feeds.” Contudo, assumem que esta rede não pretende absorver o individuo para o mundo digital mas sim colocá-lo em contacto com o mundo real através de uma plataforma.

Mas, o acesso aos conteúdos em quantidade e relevância suficiente para fazer jus ao conceito da plataforma não partiu apenas dos criadores, foi necessário aliar “à informação que o sistema indexa automaticamente, o sistema de colaboração mais avançado do mundo.” Uma troca simples e direta que promove a entreajuda e é um dos segredos do sucesso: “os utilizadores ajudam-nos a arrumar toda a informação e nós fornecemos um conjunto de funcionalidades, totalmente grátis, para facilitar o seu dia-a-dia.”

Assim, a criação da maior base de colaboração do mundo tem por missão fazer as pessoas mais felizes. Apostando em três princípios chave: “o utilizador em primeiro lugar, a privacidade garantida e a gratuitidade sem publicidade”, a Soccial privilegia o tempo, o lazer e a realização.

Esta é mais uma prova de que o que é “Nacional é Bom” e de que o Empreendedorismo veio para ficar !!!

Fontes consultadas:

SOCCIAL

http://www.soccial.com/

A rede social portuguesa Soccial está a iniciar uma nova era

http://pplware.sapo.pt/redes_sociais/a-rede-social-portuguesa-soccial-esta-a-iniciar-uma-nova-era/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s