JUP, cada vez mais generalista

Desde a sua fundação, em 1988, o Jornal Universitário do Porto (JUP) tem vindo a sofrer diversas alterações, tanto a nível de forma como de conteúdo. A última remodelação geral ocorreu em 2011, e, hoje, são poucos os vestígios das linhas pelas quais o jornal orientava a sua edição nos primórdios da sua história.

Hoje em dia, o JUP tem-se vindo a afirmar como, cada vez mais, um jornal de cariz generalista. Lançado em cada trimestre, cada edição tem um tema central sob o qual se desenvolvem os mais diversos trabalhos (reportagens, entrevistas, etc.). E se, “antigamente” e invariavelmente, o conteúdo do JUP girava quase por inteiro em redor de temas de interesse académico e sobre a Universidade do Porto, agora deparamo-nos com uma publicação direcionada para os principais temas do quotidiano, sejam eles políticos, económicos, desportivos ou sociais.

Julgo que esta é uma opção correta. É importante referir que o JUP não passou a descurar por completo os temas universitários, e que estes continuam a ocupar o seu espaço no jornal, mas esta transformação editorial mostra que os seus redatores querem apostar na sua formação, enquanto futuros jornalistas (há que ter em conta que o núcleo da redação do JUP é constituído por estudantes do curso de Ciências da Comunicação da UP), desligando-se um pouco da sua dimensão estudantil e dando largas à sua versão de “jornalista a sério”. Com isto não quero, de modo nenhum, estar a dizer que quem escreve em jornais universitários sobre o meio académico não faz um trabalho sério, mas dada a conjuntura atual do jornalismo e as exigências do mercado de trabalho e empregadores, há que apostar numa maior abrangência por parte daqueles que um dia querem ser jornalistas.

A tiragem do JUP é de 40.000 exemplares por ano e, sendo gratuito, é de louvar o esforço daqueles que trabalham para que continue a existir em (quase) todas as faculdades da UP. Porque, e apesar da sua evolução, acima descrita, continua a ser um jornal feito por estudantes e para estudantes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s