Tendências das redes sociais para 2015

Partindo do pressuposto que as redes sociais têm um papel importante no trabalho do jornalista, neste comentário serão apresentadas as sete tendências destas para 2015.

“Dezanove anos após o surgimento da primeira rede social, o Classmates, é marcante a constatação de que os jornalistas não são mais os únicos responsáveis pela disseminação das notícias. O cidadão comum, em qualquer horário, independente de localização geográfica, ganhou espaço para veicular fatos com critérios de noticiabilidade particulares sem filtros ou intermediações, além de expor opiniões pessoais” (Zandomênico, 2014).

Tendo em conta esta citação, os jornalistas durante este ano devem saber que:

  • O marketing nas redes sociais será mais móvel

Os utilizadores usam cada vez mais os dispositivos móveis. E, tal como o marketing, o jornalismo deve adequar a sua informação aos telemóveis e tablets. Tendo em conta que o utilizador acede à informação através de uma rede social num dispositivo móvel, os websites dos meios de comunicação social deverão estar preparados para tal.

  • A utilização de imagens continuará a ganhar terreno

O velho ditado ainda é uma verdade: uma imagem vale que mil palavras. Está provado que as pessoas prestam mais atenção às imagens do que aos textos. Como tal, o jornalismo deve usar essa tática. Imagens impressionantes de uma catástrofe ou fotografias apelativas de seres humanos podem ser uma boa forma de fazer o utilizador querer saber mais.

  • O marketing através de vídeos curtos também será popular

O conteúdo visual tem sempre um impacto muito relevante nos esforços de comunicação. Tal como as imagens chamam à atenção do utilizador, os vídeos têm o mesmo efeito. Publicar vídeos de poucos segundos sobre determinado tema noticioso pode ser, também, uma forma de chamar à atenção o leitor.

  • As empresas tentarão uma abordagem cada vez mais viral

O mundo online já conhece o poder do conteúdo viral. É a melhor forma de obter várias partilhas que, por sua vez, ajudam a espalhar a palavra sobre a sua empresa a várias pessoas. O que, por sua vez, aumentará as oportunidades de negócio da mesma. Tal como pode aumentar a audiência de um meio de comunicação social e contribuir para o investimento por parte dos publicitários.

  • Cada vez mais, as empresas utilizarão o marketing em tempo real para servir os clientes

Pode-se substituir a palavra ‘marketing’ por ‘informação’ e o efeito será o mesmo. As redes sociais são uma excelente plataforma para os meios se ligarem diretamente aos seus seguidores. A interatividade tem cada vez mais poder. Contudo, as empresas terão que ser prudentes a abordar cada oportunidade para que se mantenham ligadas à sua audiência numa base regular.

  • O LinkedIn e o Instagram deverão tornar-se as plataformas mais importantes

O Instagram será uma das mais importantes plataformas para a partilha de vídeos. Adicionalmente, é esperado que as empresas levem o LinkedIn muito mais a sério num futuro próximo, expondo a relevância dos benefícios da utilização desta plataforma. Posto isto, é essencial a presença dos meios nestas redes sociais.

  • A criatividade será a chave do sucesso

Com a enorme quantidade de informação a circular nas redes sociais, os meios de comunicação social têm de conseguir criar conteúdos inovadores. Partilhar a mesma notícia, escrita da mesma forma, ao mesmo tempo que todos os concorrentes, não é a solução.

Desta forma, o artigo As principais 7 tendências das redes sociais para 2015, de Joel Galvão, mostra-nos que o mundo online está sempre a evoluir. Como tal, o jornalista deve estar atento às tendências para que consiga dar ao utilizador o que ele procura, mantendo a qualidade jornalística.

Bibliografia:

  • Zandomênico, R. (06 de 05 de 2014). Redes sociais e o diferencial da prática jornalística. Observatório da Imprensa.

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