O QUE É QUE OS MEDIA PODEM APRENDER COM A ESTÓNIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO DIGITAL?

Sendo um país situado junto ao Mar Báltico, com apenas 1,3 milhões de habitantes. é verdadeiramente surpreendente que a Estónia seja, neste momento, o país com mais startups per capita da Europa. Com acesso wi-fi em toda a parte e com um sistema e-government invejável, este país mostra-se como um dos mais ativos em questões de inovação digital.

«A Estónia é um país tão pequeno que se alguém tem uma ideia nova, tem de pensar a uma escala maior que a do mercado local», disse Andrus Raudsalu, editor tecnológico do jornal com maior tiragem na Estónia, o Postimees. «Por exemplo, na Alemanha, se começam uma startup, ficam completamente satisfeitos em servir o mercado alemão. Na Estónia, não há mercado para crescer», referiu, à margem do evento Digital Media Europe.

Em termos de construção de novos sites na web, Raudsalu argumentou ainda que «não se pode imitar um eBay na Estónia, tem de se pensar em algo totalmente novo». Este é um problema para os empregadores na área dos media naquele país, ainda para mais tendo em conta a adversidade da língua local, falada apenas pelos nativos.

Andrus Raudsalu afirmou ainda que no Postimees o departamento de tecnologia da informação é um dos que pensa mais à frente «porque se sente conectado à economia das startups, dos que trabalham em tecnologia na Estónia». Segundo Raudsalu, também na sua companhia «este tipo de pensamento começa a alastrar».

O editor do Postimees é um dos co-fundadores da Delfi, um media outlet de grande importância no Báltico, embora tenha recordado que «no início se fizeram muitas coisas estúpidas e se falhou». Mas o importante, referiu ainda, «é não ter medo de falhar». Raudsalu afirmou ainda que é essencial que quem tenha projetos na área dos media digital saiba seguir o seu «feeling» e não se preocupe demasiado só com os planos para o projeto: «Não vai ser um projeto absolutamente revolucionário, nem vai surpreender ninguém».

Fonte: journalism.co.uk

Link: https://www.journalism.co.uk/news/what-the-media-can-learn-from-estonia-about-digital-innovation/s2/a564845/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s