O viral tem regras?

Será que os conteúdos que nos aparecem, quase diariamente, nas redes sociais foram pensados para serem virais? Será que o vestido azul e preto/ branco e dourado foi uma estratégia de marketing? Será que o gato que sobe ou desce as escadas foi uma fotografia tirada de propósito para se espalhar pela Internet?

Normalmente, associamos o viral a algo que acontece apenas porque sim. Alguém num determinado país publica um conteúdo e sem razão explicativa ele é partilhado milhões de vezes. Pelos vistos este fenómeno não é assim tão simples e, segundo o Jornal de Notícias, tem regras.

1 – Um título misterioso: Segundo o jornal o leitor é cativado por um título que não desvende o acontecimento por completo. Deixar algo por contar é o que irá provocar curiosidade para abrir o conteúdo e, posteriormente, partilhá-lo.

2 – Um lead que desperte curiosidade: Tal como um bom título é importante, um lead que sirva de “teaser” para a notícia pode cativar a atenção do utilizador.

3 – Um apelo emocionado: Os conteúdos que provoquem emoções no leitor são mais eficazes. Um apelo à lágrima ou a irritação podem funcionar como chaves para disseminação da informação.

4 – Um vídeo chamativo: Quanto mais visual for o conteúdo a partilhar, mais pode ser partilhado. Um vídeo de um cão a salvar uma criança vai causar muitos cliques.

5 – Uma opinião vincada: Numa vertente não tão jornalística, os textos de opinião são uma tendência. E, para além do texto, os comentários que se seguem também o podem ajudar a tornar-se viral.

6 – Uma celebridade a destacar: Cristiano Ronaldo ou Kim Kardashian. Nomes como estes despertam a curiosidades e dão quase como garantida a visualização.

7 – Uma lista: O utilizador gosta de ir direto à informação e nada melhor do que uma lista com todas as respostas que precisa. É uma forma rápida e acessível e obter a informação, que é um bom caminho para atingir o sucesso. Exemplo: “As 10 melhores aplicações para o seu iPhone”.

vestido

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