Jornalismo de investigação – o que mudou após Snowden

O jornalismo de investigação é definido por parâmetros muito específicos. Para se desenvolver um trabalho jornalístico desta índole, como o nome indica, é necessário proceder a uma investigação, que deve ser demorada e aprofundada, de modo a que a veracidade e fiabilidade dos factos expostos seja elevada. Estas exigências conduzem-nos à verificação de fontes, tema que já abordei num comentário anterior aqui no blog.

A verificação de fontes consiste numa prática há muito exigida e exercida pelos profissionais do Jornalismo, que influencia diretamente a realização (ou não) de um bom trabalho. Esta verificação assumiu uma nova preponderância com o surgimento do escândalo que envolveu Edward Snowden. A partir do caso das “WikiLeaks” que a verificação de fontes passou a ser olhada com novos olhos, tendo em conta o conteúdo de alguns dos artigos que Snowden publicou.

A questão da vigilância também passou a apresentar uma dimensão significativa no quotidiano de todos. Depois do escândalo “WikiLeaks”, foram muitos aqueles que levantaram a voz relativamente à questão de, todos os dias, a todas as horas, estarmos sob vigilância constante de entidades governamentais, através de um conjunto de processos e ligações tecnológicas (e não só), permitindo a essas mesmas entidades terem um controlo considerável sobre as atividades diárias de cada um de nós. O jornalismo de investigação, passou, a partir daí, a servir como um agente de “defesa” da população em geral, visto que esta conta com os jornalistas para poder decifrar e encontrar explicação para determinados acontecimentos que marcam a atualidade.

O jornalismo de investigação ganhou novo fôlego com a vinda a luz de determinadas “fugas” e escândalos jornalísticos e governamentais. Sempre foi e continuará a ser a essência do jornalismo, e este depende dele para sobreviver, já que é a capacidade de investigar (e verificar a fiabilidade da informação que transmite) que distingue o verdadeiro jornalista do cidadão comum.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s