“Dantes é que o jornalismo era bom.”

“Dantes é que o jornalismo era bom.” Este foi o mote para o artigo de opinião de Bárbara Reis, a propósito dos 25 anos do Público. Concordando com cada linha do que aqui se encontra escrito, decidi dar também a minha opinião.

A meu ver, o único ‘pormenor’ que não é bom no jornalismo de hoje é o negócio. Trabalhar em jornalismo é difícil, não só para quem tenta entrar no mercado de trabalho, mas também para quem trabalhava e é despedido ou deixa de receber o vencimento. Por muito grande que seja o ‘amor à camisola’, os jornalistas são seres vivos que precisam de sobreviver.

Crise à parte, a meu ver nunca houve um esforço de inovação tão grande como existe agora. A Internet e todas as suas potencialidades exigem que os profissionais da comunicação mantenham a qualidade da informação e a apresentem de uma forma que apele à atenção dos internautas. Para além da rapidez exigida, já ninguém aguarda pelo jornal da manhã seguinte para ler determinada notícia. Hoje, o leitor quer saber na hora e o jornalista tem obrigação de prestar essa atualidade.

A audiência aumentou, mudou e apurou. Apurou gostos e exigências. Está mais crítica e tem a oportunidade de exprimir todos os seus pensamentos. Deixando o jornalista com a obrigatoriedade de atender às opiniões do público. Transparência e escrutínio são agora duas palavras-chave no processo jornalístico que não deixam margem para incorreções.

Hoje os jornalistas estão mais preparados. Estudaram, investigaram e aprofundaram os seus conhecimentos para enriquecer a profissão e nunca param de investir em si e no seu trabalho. A qualidade e a quantidade não são termos que assustem, porque mesmo em crise os jornalistas continuam a lutar para fazerem aquilo que mais gostam: informar.

Link consultado:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s