Ferramentas de visualizações para jornalistas

Mattheus Rocha, jornalista e comunicólogo, publicou um artigo na plataforma Novo Jornalismo que alerta para o uso das ferramentas Google Analytics e Google Webmaster Tools. Estas duas hipóteses oferecidas pela Google podem ajudar o jornalista a medir os resultados do seu trabalho publicado na web e, consequentemente, auxilia-lo a melhorar a sua atuação.

Perceber como é que a audiência recebe os conteúdos noticiosos publicados online é uma mais-valia para os profissionais que pretendem chegar aos seguidores. E, através da utilização de ferramentas como o Google Analytics e Google Webmaster Tools podem:

  • Medir os dados qualitativos da audiência do website ou weblogue que gerem, o número de acessos por página ou publicação e o tempo de permanência do leitor. A partir daqui o jornalista pode adaptar as temáticas consoante as que têm mais visualizações, por exemplo.
  • Identificar a origem de visitas por canais e media, isto é, quais são os veículos e redes sociais que mais geram visitas ao seu website ou weblogue. Desta forma o jornalista pode canalizar as suas publicações para os locais onde se encontram mais pessoas.
  • Identificar a origem das visitas por geolocalização. Esta funcionalidade pode mostrar quais os locais de interesse da audiência e dar a oportunidade ao jornalista de adaptar os conteúdos a essa audiência.
  • Analisar a performance em dispositivos móveis (tablets e smartphones). E, a partir daqui, escrever textos mais curtos ou mostrar mais imagens e vídeos que agradaram ao público que está a consultar a informação a partir de um dispositivo móvel.
  • Identificar como é que os artigos são encontrados na busca orgânica (não paga) do Google, por intermédio de pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Se usar determinadas palavras ou expressões pode conceber um maior número de visualizações, o jornalista pode optar por noticiar determinados conteúdos.

Links consultados:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s