Teoria do Agenda Setting

A realidade social, é um cenário montado pelos meios de comunicação social. Esta corrente de investigação que estuda o quê e como os assuntos devem ser pensados, é a teoria do agenda setting: “Tipo de efeito social dos meios de comunicação social que compreende a selecção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público irá falar e ou discutir.”

Este conceito ou hipótese como lhe chamam, surgiu na obra “Public Opinion,” de 1922, pelo pensador Walter Lippman, mas foi nos anos 70, que os pesquisadores, Maxwell McCombs e Donald Shaw, apresentaram a teoria. Estes confirmam que os media tem a capacidade de influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública, estabelecendo um ambiente fabricado e montado.

Os media são reconhecidos como modificadores da realidade social, apontando para o público recetor sobre o que deve estar informado. Na perspectiva dos autores, esta construção configura-se como um poder que os meios de comunicação exercem sobre a opinião pública, a sociedade.

Os mass media centram a atenção em certas questões. Constroem imagens públicas de figuras políticas; apresentam constantemente objetos que sugerem em que deveríamos pensar, o que deveríamos saber e o que deveríamos sentir.

Muito antes de se ter o conceito de agenda setting, a imprensa já exercia seu papel de “estruturadora” de percepções e cognições a respeito dos acontecimentos da realidade social. Nos dias atuais os meios de comunicação social também desempenham este papel, como por exemplo, em coberturas de eleições ou um facto inusitado, fazendo enquadramentos (frames) do assunto, ou seja, acentuando um ou outro ângulo.

Posto isto, para concluir, é possível dizer que é inegável a influência dos media no quotidiano da população. Existe uma infinidade de informação que deve ser disseminada por estes canais, mas muita das vezes há uma hierarquização dos assuntos, tornando uns mais importantes que outros, e destacando uns em detenção de outros.

http://teoriadojornalismouniube.blogspot.pt/2010/11/teoria-do-agendamento-agenda-setting.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s