Swiss Info inova com a iniciativa “Democracia Direta”

No âmbito do Fórum Global da Democracia Direta Moderna em Túnis, o parceiro de media oficial SWI swissinfo.ch lança um Dossiê da Democracia Direta.

Sob o lema «Povo. Participação. Poder.», o portal está disponível em: www.swissinfo.ch/democraciadireta (na versão em português) e foi também lançada uma plataforma parceira em inglês, a People 2 Power.

São várias as versões do portal, nomeadamente: inglês, francês, alemão, espanhol, português, japonês, chinês, coreano, tailandês e malaio. O objetivo é reunir políticos, investigadores, jornalistas e promotores da democracia de todo o mundo. Para tal, a iniciativa pretende criar pontes entre  indivíduos e organizações nas categorias: cidadãos ativos, democracia participativa, iniciativas locais e sociedade civil.

Este modelo integra várias plataformas distintas (website, fórum, hashtags, Twitter, Facebook, Youtube, galerias de fotografia, …) para alcançar o mais número possível de pessoas, incentivando à participação, partilha, crítica e reflexão.

Apesar de estar aplicado a um tema muito específico, a política, não deixo de considerar que esta será uma receita válida para outros assuntos em debate. Um modelo replicável pelos media nacionais e internacionais, tanto em iniciativas próprias, como em parcerias; podendo ser utilizado para temas como política, economia, solidariedade social, para fazer a cobertura de eventos desportivos, ou mesmo para acompanhar um referendo, entre outras possíveis adaptações.

Referências:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s