O futuro do Storytelling?

O Google Cardboard é uma alternativa mais acessível para viver experiências de realidade aumentada.

Desde o lançamento já foram vendidas mais de um milhão de unidades. O dispositivo feito de cartão é fácil de montar. Com recurso a um smartphone (Apple ou Android) introduzido no equipamento e a uma app específica, um Google Cardboard é bastante acessível.

O mais recente modelo inclui algumas alterações de estrutura que facilitam a montagem e que permitem a utilização com telemóveis de 6 polegadas, tornando-o compatível com ainda mais smartphones no mercado. Estas novidades foram lançadas no Google I/O que anunciou também a iniciativa Experiences.

O Experiences utiliza o Cardboard para simular visitas de estudo nas salas de aula norte-americanas. Cada aluno usa um Google Cardboard e um smartphone, e o professor, com um tablet, escolhe a «experiência» da turma através da app Expeditions que sincroniza o seu tablet com os smartphones dos alunos.

Esta é uma abordagem pedagógica daquilo que as novas tecnologias têm para oferecer. No entanto, não deixo de pensar que será possível adaptar estas visitas de estudo via Expeditions para o jornalismo. Imagino que com a app o público sincronizaria o seusmartphone com o conteúdo que quer ver, digamos com uma grande reportagem de um canal de televisão que orientaria a «reportagem» (ou, neste caso, «experiência»). A partir daí teremos um novo formato de jornalismo, mais dinâmico, e que possivelmente poderá fazer frente à preocupante inércia e falta de interesse do público – que colocam em causa a sustentabilidade dos media. O custo reduzido e relativa acessibilidade a um Google Cardboard, tornam esta hipótese mais credível, bastaria adaptar o software para o jornalismo.

Será o Google Cardboard uma solução para reanimar o Storytelling?

Referências:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s