Inclusão na Televisão

O Dia Mundial da Criança chegou com uma novidade extremamente inclusiva. Os canais Disney Channel e Disney Junior anteciparam-se implementando a legendagem na exibição de algumas séries destes canais.

Em entrevista à Lusa, José Serôdio, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, afirmou ser uma medida a concretizar apenas em 2016. Contudo, a onda de solidariedade gerada pelo apelo de um pai surdo que não podia assistir aos programas com a sua filha, acelerou o processo.

Desafiadas por Rui Pinheiro, portador da deficiência, várias entidades apoiaram a causa. O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), responsável pela supervisão das políticas para a deficiência, lançou mãos à obra, contando com a colaboração da Disney Portugal. Só desta forma foi possível legandar os seus dois canais.

Esta opção não é nova no mundo dos meios de comunicação. De acordo com José Serôdio a RTP tem vindo a colocar ao dispor das pessoas a possibilidade de acompanhar os conteúdos através do Teletexto (sobretudo nos programas dedicados às crianças e à informação, que não possuem interprete de língua gestual).

Segundo o presidente, em declarações à Lusa, “o surgimento das televisões por cabo começaram a surgir outras televisões que têm outro tipo de programação”.

Uma opção inclusiva, uma aposta instrutiva e consciente da diferença !

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s